SÃO LUÍS - Há alguns dias, os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp receberam uma mensagem
sobre a atualização dos termos de uso. A empresa declarou que a mudança acontece para se adequar à
possibilidade de comunicação com estabelecimentos comerciais nos próximos meses.
As atualizações também são reflexo das mudanças pelas quais o app de mensagens passou nos últimos
anos, como a aquisição pelo Facebook, a chamada de voz, a criptografia ponta-a-ponta e o WhatsApp em
navegadores.
Em nota, o aplicativo afirma que a ideia é oferecer um canal de comunicação a estabelecimentos
comerciais, no qual o usuário poderá receber notificação de algum problema com sua conta no banco ou
atraso em um voo, "sem a exibição de anúncios ou spam".
Uma das principais mudanças diz respeito à criptografia de ponta a ponta, que já causou diversos
problemas com a Justiça brasileira. O aplicativo deixa claro que as mensagens não podem ser lidas nem
pelo serviço, nem por terceiros. As mensagens que você envia não são armazenadas pelo WhatsApp — elas
ficam nos servidores apenas até serem entregues ao destinatário ou por 30 dias, o que acontecer primeiro.
A lógica é a seguinte: ao trocar mensagens com uma loja pelo WhatsApp, a possibilidade de ver uma
propaganda desta loja no Facebook aumenta.
O aplicativo também relatou que "Nós também não iremos vender, compartilhar ou disponibilizar o seu
número de telefone para anunciantes".
por: imirante
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