Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a distribuição do "Guia do Candidato Empreendedor" o objetivo é engajar os prefeitos do Maranhão na promoção das micro e pequenas empresas como geradoras de emprego e renda
Os primeiros guias
serão entregues aos candidatos à prefeito de São Luís que participarão do
“Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito”
São Luís -
Aproveitando o período eleitoral, o Sebrae preparou um documento com sugestões
de ações para os candidatos à prefeito adotarem uma agenda de ações para
incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios para a geração de emprego e
renda nos municípios. Trata-se do “Guia do Candidato a Empreendedor” e será
distribuído no Maranhão a partir da semana que vem.
Os primeiros a
receber serão os três principais candidatos à prefeitura de São Luís, que
participarão do “Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito”,
que acontecerá na próxima terça-feira (13), no Centro de Convenções Pedro Neiva
de Santana, promovido pela Fiema, Fecomércio, Faema, Sebrae, Associação
Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação
dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE).
O Sebrae ainda
entregará cópias do documento a todos os candidatos a prefeito do Maranhão nas
12 unidades regionais da instituição no estado. “Com este esforço queremos
engajar os prefeitos do Maranhão na promoção das micro e pequenas empresas como
geradoras de emprego e renda qualquer que seja o resultado das próximas
eleições. Não é à toa que as MPE’s geram mais da metade dos empregos formais no
Brasil. No Maranhão, 155 municípios já regulamentaram a Lei Geral das Micro e
Pequenas Empresas e 102 já implementaram esta lei e aplicam as benesses para as
MPE’s” disse o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
DOCUMENTO Os 10 passos listados no “Guia do Candidato Empreendedor” são:
facilitar o acesso ao crédito, expansão das políticas públicas voltados ao
microempreendedor individual, fortalecimento da indústria, aumento da
produtividade no setor de serviços, promoção dos comerciantes do município,
estimulo a cultura empreendedora, promoção da participação das micro empresas
em licitações de compras governamentais municipais, construção de planos de
desenvolvimento, implantação de políticas voltadas para MPE’s e incentivar a
agregação de valor aos produtos rurais.
Cada um destes 10
passos, são desdobrados em ações que orientam as prefeituras municipais de todo
o país de como adotar ações e políticas públicas focadas na MPE’s e que possam
desenvolver a economia municipal.
Um bom exemplo é o
mapeamento da informalidade, o incentivo à formalização consciente e à
capacitação e orientação para oportunidade de negócios como política pública
para microempreendedores individuais.
“O desenvolvimento local acontece nos municípios. Com
a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que este ano completou 10 anos, as
MPE’s conquistaram muitos avanços. O Guia do Candidato Empreendedor é uma
ferramenta importante de trabalho para as lideranças comprometidas com o
desenvolvimento sustentável de seus municípios”, disse o diretor presidente do
Sebrae, Guilherme Afif Domingos
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